Aprendendo a pensar como uma máquina

Posted by:

|

On:

|

Seja bem vindo ao pontapé inicial no ramo da programação. Vamos iniciar trabalhando a nossa lógica, para entender que o mundo da programação é muito parecido com o ambiente real que vivemos.

De forma inconsciente, sempre que buscamos resolver um problema, pensamos em três etapas:

1 – O que eu preciso para começar?

2 – O que irei fazer com esses recursos?

3 – Isso vai resultar em que?

De forma análoga, um computador trabalha da mesma forma, só que temos nomes para cada passo, que se chamam:

1 – Entradas

2 – Processamento

3 – Saída

Vamos pensar em um caso extremamente simples, que com certeza, você consegue pensar de cabeça em qual é a resposta: Somar dois números

1 – Para somar dois números, obviamente precisaremos de duas entradas, que chamaremos de numero1 e numero2

2 – O nosso processamento é a realização da soma de nossas entradas

  • Então: resultado = numero1 + numero2

3 – A nossa saída é o resultado desse processamento

Uma máquina, ao ser programada, sempre vai executar aquilo que mandarmos. Então, precisamos ter sempre os nossos processos bem definidos, para que, não tenhamos surpresas de comportamentos inesperados.

Exemplo 1: Vamos pensar em um caso muito interessante e montar tabela de Entrada, processamento e saída, criar fluxograma e colocar a mão na massa, criando nosso código para exemplificar o que estamos realizando

  • Imagine que você é um caminhoneiro e precisa realizar um carreto. Para evitar ficar sempre fazendo cálculos de forma manual da quantidade de gasolina que irá gastar, você decidiu criar um sistema que lhe trará o resultado da viagem. Sabe-se que o seu veículo anda apenas a gasolina e tem uma performance de 8km/L de combustível. O sistema deve receber a distância da viagem que será realizada e o preço atual da gasolina para o sistema poder realizar o cálculo e lhe passar a precificação. Como resolver esse caso?

Para solucionarmos esse caso, devemos criar nossas tabelas, para que identifiquemos quais são as entradas da aplicação, o que será processado e seu respectivo retorno.

Vamos começar pensando nesse item.

Para conseguir a saída correta da aplicação devemos fornecer as informações do preço da gasolina para o dia e a distância que será percorrida na viagem. Pois, tem essas informações conseguimos montar nossa expressão matemática que irá nos fornecer o resultado esperado.

Qual calculo fazer para conseguir o preço final que será gasto com gasolina?

preco = (distancia_viagem / 8) * preco_gasolina

Após realizar o cálculo do preco final do combustível que será gasto, retornamos ao usuário o valor para que ele tenha mapeado o quanto terá que gastar para fazer a viagem.

Para resolver os problemas na programação, precisaremos responder essas perguntas. Assim, de forma sequencial, criaremos nossa lógica para solucionar nosso caso via código.

Deixarei o video da resolução via código, para conseguir acompanhar todo o processo e o processo de aprendizado ser mais fluido.

Utilizaremos a IDE IntelliJ da Jetbrains para criar nossos códigos. Caso ainda não tenha instalado, utilize esse link para baixar a interface para programar:

https://www.jetbrains.com/idea/download/

Espero que esse artigo tenha te ajudado, bons estudos e nos vemos no próximo assunto!!